Matérias e novidades do site para você
|
|
| |
JORNAL DA CASA
|
|
| |
| |
DEZEMBRO/2009 |
| Natal com Segurança |
| |
O Natal está chegando e muitas famílias e comerciantes já começaram a decorar a casa, armar presépios, montar pinheirinhos, enfeitar a fachada e as vitrines. Muitas dessas decorações natalinas funcionam a partir da energia elétrica, mas, além de proporcionar conforto, beleza e comodidade, a eletricidade, quando mal-utilizada, pode provocar curto-circuitos e acidentes como choques, queimaduras e incêndios.
Por isso, a Copel aproveita para relembrar algumas recomendações de segurança que devem ser postas em prática na montagem das decorações de fim de ano, seja em casa ou no trabalho:
• O pisca-pisca só deve ser ligado na tomada depois que estiver montado. Cuidado no manuseio, pois os fios são muito finos e se rompem facilmente.
• Nunca toque nos enfeites elétricos com as mãos ou pés molhados nem em lugares úmidos. Com água, o risco de choque é muito maior.
• Se for preciso trocar lâmpadas, arrumas fios ou mudar o enfeite de lugar, desligue-o da tomada.
• As emendas e conexões devem qualidade - jamais utilize durex, fita crepe ou esparadrapo.
• Na dúvida, contrate um profissional habilitado. Assim você evita acidentes e prejuízos materiais.
• Muito cuidado nas instalações externas. A decoração deve ficar longe da rede elétrica para evitar que encoste nos cabos.
• Jamais utilize os postes da rede elétrica para ornamentação.
• Nunca instale o aparato próximo a produtos inflamáveis ou em passagens de pessoas.
•Mantenha os arranjos longe do alcance de crianças e animais.
• Cuide para a fiação não ficar espalhada pelo chão.
• Somente um aparelho elétrico deve ser ligado em cada tomada para evitar sobrecarga.
• Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede.
• Compre somente material de boa qualidade.
• Ao instalar equipamentos em locais altos, fique atento para evitar quedas. Use uma escada para fazer o serviço com segurança.
Fonte: www.copel.com |
| |
|
imprimir
|
enviar para um amigo
|
|
|
|

|
|
| |
|
|
|
Celebre a minha língua a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos.
(Salmos 119:172)
|
Powered by
|
|